Previous Next

Crônicas (des)medidas

Profundamente impactante, "Crônicas (des)medidas" nos convida a olhar de maneira singular a questão dos egressos do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, no estado do Pará, apontando-nos o lugar dos sujeitos. E, para além, chama-nos a pensar a saúde mental em suas amplas possibilidades. 

O documentário é parte do projeto intitulado “Pessoas em medida de segurança no Pará: novos protagonistas de um cenário (ainda) sem holofotes”, aprovado em 2013, pelo Ministério da Saúde, no edital da II Chamada para seleção de projetos para o fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares da Rede de Atenção Psicossocial. Assim, o filme foi pensado, a princípio, como instrumento de sensibilização e capacitação dos trabalhadores da rede de saúde mental da Região Metropolitana de Belém (RMB), mas visa necessariamente alcançar a sociedade paraense como um todo. Portanto, também terá circulação em praças públicas e universidades no mês de outubro.

O projeto foi proposto por Alyne Alvarez Silva, professora de psicologia, doutoranda em psicologia social pela PUC-SP e pesquisadora do Observatório Nacional de Saúde Mental e Justiça Criminal. Em virtude da pesquisa de doutorado, sobre o processo de desinstitucionalização das pessoas em cumprimento de medida de segurança no Estado, a pesquisadora tem ajudado a mobilizar, principalmente em parceria com o TJE/PA, o cenário político da cidade no que diz respeito ao tema. Para além da visibilidade da situação, construída ao longo de 2013, outros vetores tem somado na direção da construção de um Programa de Atenção Integral a essa população no Pará.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Alyne Alvarez Silva

Produção: Débora Flor

Realização: Alt Produções 


 

Notícias