Previous Next

Entrevista: "Quando é necessário buscar ajuda?"

Na edição do Jornal Diário do Pará, deste domingo, 14/03, a psicóloga Laura Amaral falou sobre saúde mental na pandemia. Segue trecho da reportagem:

A psicóloga clínica e especialista Laura Amaral aponta que o acompanhamento psicológico pode auxiliar quanto ao manejo de angústias. "Cada pessoa lida com suas dores e angústias de forma singular de acordo com seus recursos psíquicos, sua história de vida e rede de apoio. O agravamento e a intensidade dos sintomas, frequentemente são sinais para se iniciar um acompanhamento", considera. "Mas, para além de tudo, principalmente o desejo. Há pessoas que mesmo precisando muito de apoio, apresentam dificuldade em buscar um espaço de escuta, enquanto outras fazem da sua angústia uma questão para elaborar novas saídas".

A psicóloga reforça ainda que a população pode buscar orientação na rede de atenção a saúde mental. "Há diversos espaços disponíveis para quem está buscando atendimento psicológico, tanto na modalidade presencial e inclusive online. Para além da rede privada, também há atendimento disponível em Unidades de Atenção Básica, postos de saúde, e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)".


 

Notícias