Psicoterapia

Psicoterapia

A abordagem clínica proposta neste consultório tem o referencial que fundamenta-se na psicanálise, um método de tratamento para questões emocionais.

Por meio da fala, o paciente tem a oportunidade de se conectar com conteúdos ligados ao seu mal-estar ou sintomas atuais.

Cada pessoa sofre do seu modo singular, ainda que sempre fazendo parte de um coletivo e da subjetividade de sua época. Lacan situou a clínica a partir da demanda daquele que sofre de seu corpo ou de seu pensamento.

Dependendo da forma como cada pessoa expressa seu sofrimento, podem ser identificados diversos quadros psíquicos, comumente diagnosticados pela psiquiatria como depressão, ansiedade, pânico, fobias, transtornos de humor, dentre outros.

Os sintomas contam nossas histórias pessoais de sofrimento, por isso é importante que o paciente fale sobre o que sente.

 

Quando o tratamento é indicado?

 

Fundamentalmente, é indicado a partir do desejo do(a) paciente em reinventar-se.

Não é necessário ter graves problemas emocionais para se iniciar o tratamento. Assim, é indicado a qualquer pessoa que deseja se implicar na elaboração de saídas frente a sua angústia, colocando-se em questão de reelaborar sua posição no mundo.

Muitas vezes, entretanto, a busca parte de dificuldades atuais, como um conflito, uma perda, uma mudança recente, etc. Ou ainda por toda uma história passada, marcada pela repetição de episódios dolorosos e de inibições. Pode ser indicada também quando identifica-se a persistência ou aparição de sintomas que perturbam gravemente a existência do sujeito. 

O tratamento possibilita ajudar o(a) paciente a atravessar angústias, ao mesmo tempo em que se orienta num sentido voltado a ressignificação do conflito subjacente. Assim, "a pedra no meio do caminho" pode propiciar mudar a direção.

 

Como agendar uma consulta?

 

Para agendamento, envie mensagem para (91) 981785235. A consulta é realizada por hora marcada, sendo este horário reservado exclusivamente para cada paciente.

 

Quanto é a consulta?

 

Envie mensagem para (91) 981785235 para consultar o investimento na sessão. A frequência do acompanhamento varia de forma singular, conforme a demanda e disponibilidade de cada caso.

Confira a tabela de honorários de psicólogos(as) no site do Conselho Federal de Psicologia, com pesquisa da média de valores cobrados por psicólogos(as) em todo o país. 

 

Como é realizado o tratamento?

 

 

Como regra fundamental utilizada neste referencial clínico, o(a) paciente deve falar o que vier à cabeça, como livre associação. Consiste em falar tudo o que estiver pensando sem se preocupar com julgamentos. É a partir da escuta que se estabelece a relação terapêutica e o tratamento destes conteúdos. A duração do acompanhamento depende das necessidades individuais e dos objetivos terapêuticos de cada caso.

 


 

 

“O que está em questão é a subjetividade do sujeito,  nos seus desejos, na sua relação com seu meio, com os outros, com a própria vida. ” 

Jacques Lacan. O Seminário Livro 1: os escritos técnicos de Freud.