Atendimento Online

Atendimento Online

Especialmente desde o início da pandemia, vimos diversos psicólogos e psicanalistas às voltas com a seguinte questão: como podemos prescindir das sessões presenciais com o bom e tradicional divã?

O que sabemos é que a clínica psicanalítica sempre estará atenta à subjetividade da época com uma resposta inventiva.

O escritor e psicanalista Marcelo Veras descreveu: "digo então que estou diante deles, virtualmente, mas esse encontro apenas é possível porque estou presente com meu corpo vivo do outro lado da linha". Antônio Quinet, autor do livro "Análise online na pandemia e depois", em transmissões sobre o tema, afirmou que é possível que a análise opere via online com aquilo que nos é essencial, a nossa escuta terapêutica na relação psicanalítica de transferência. 

Assim, o que se mostra imprescindível é sempre tornar possível este vínculo terapêutico. Ao vivenciar esta experiência na própria análise pessoal e no atendimento clínico aos pacientes do Consultório é possível assegurar a viabilidade do tratamento no enquadre online.

Neste manejo clínico, seguimos.

Quanto a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação, esta é regulamentada desde 2018 pela Resolução CFP n° 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia, que autoriza a oferta online de serviços como consultas e atendimentos psicológicos.

Os pacientes podem consultar na página do Conselho Federal de Psicologia os profissionais de psicologia aptos ao atendimento online cadastrados no E-psi.

Como agendar o atendimento?

Envie mensagem para (91) 981785235. A consulta é realizada por hora marcada, sendo este horário reservado exclusivamente para cada paciente. 

Como é realizado o tratamento?

Durante o atendimento por meio de ligação de voz ou vídeo chamada é necessário que o(a) paciente esteja em um ambiente seguro quanto ao sigilo da sessão. O tratamento será realizado a partir da relação terapêutica, com a livre associação do(a) paciente ao falar o que vier à cabeça, sem se preocupar com julgamentos. 

Links Recomendados:


“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” 
Guimarães Rosa