Previous Next

Entrevista: "Síndrome do Pânico, mal que ocasiona intenso sofrimento"

Na edição eletrônica do Jornal Diário do Pará deste domingo (13/07), a psicóloga e psicanalista Laura Amaral foi entrevistada para falar acerca da Síndrome do Pânico.

Na matéria do caderno especial 'Dr. Responde', a psicóloga Laura Amaral destaca que “o pânico corresponde a um afeto intenso de angústia e desamparo. É importante que as pessoas observem em si suas próprias vulnerabilidades e se impliquem no cuidado de suas queixas e na busca de um tratamento. Para além dos consultórios, a rede de atenção psicossocial precisa ser fortalecida para acolher essa demanda, e assim ofertar um tratamento digno e adequado para a população”.

“O tratamento muitas vezes contempla a avaliação de uma equipe multiprofissional, incluindo psicólogos ou psicanalistas, médicos, terapeutas ocupacionais e outros. No tratamento psicanalítico, o paciente trata estes sintomas se implicando em lidar com suas queixas, produzindo associações, ressignificando sua história de vida para elaborar suas próprias saídas. É importante subjetivar o relato de mal-estar para além da queixa de pânico, escutando cada pessoa em seu modo de lidar”, considera Laura Amaral, ao apontar a possibilidade de prevenir o quadro.

Leia a matéria completa clicando aqui:   


 

Notícias